24/11/2011

“Um pouco mais de ‘Tropicalismo’, por favor.”


    Ontem eu estava dando uma olhada rotineira no blog Recorte Fashion e me deparei com um post sugestivo e ate diria um pouco polêmico. Link do post. O Caio fala um pouco sobre tropicalismo na moda e o rumo que essa historia/trend tem tomado. Fantástico. Mas o que mais me chamou atenção foi no final do texto quando ele disse “Não podemos importar tendências e achar que tudo é normal por aqui.”...“Então por que alguns estilistas brasileiros criam coleções para contemplar o mercado exterior?”. E me pus a pensar.

    Falando de forma geral, sem me resumir à moda, nós brasileiros gostamos do luxo mesmo sem ter acesso a ele. Preferimos assistir às cenas de novela com pessoas rycas, champagne e fogos de artifício. Achamos o máximo saber como e por onde andam os famosos. Tentamos de alguma forma camuflar a realidade and let it be.

    Procuramos por uma identidade, mas respiramos ‘o mundo lá fora’. Gostamos de estilistas brasileiros, mas desejamos Prada. Os atores brasileiros são bons, mas não são de Holywood. As nossas músicas? É um assunto a parte. E então perguntamos: Por que damos tanto valor ao importado?

    Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar sobre isso, visto que não sou do tipo ‘orgulho de ser brasileiro’. Mas como disse o Pedro Tourinho: “Temos que ser mais Chacrinha, e menos Faustão”, apresentar o Brasil ao Brasil. Precisamos assumir posições próprias e dar a cara a bater, fazer nossas próprias escolhas, cobrar. Então ai sim teremos uma identidade própria, e será feito á nossa vontade.“

Um pouco mais de ‘Tropicalismo’, por favor.”